Efeito Somogyi

Efeito Somogyi


Falamos recentemente sobre o Fenômeno do Alvorecer, mas você precisa conhecer o Efeito Somogyi.

Efeito Somogyi?

Ao contrário do fenômeno do amanhecer, o efeito Somogyi ocorre quando os níveis de açúcar no sangue caem muito baixos. Isso faz com que os hormônios de crescimento, cortisol e catecolaminas, sejam liberados no sangue.

Por exemplo, se uma pessoa que toma insulina ou medicação para baixar os níveis de açúcar no sangue não come um lanche regular para dormir, seus níveis de açúcar no sangue podem cair durante a noite.

O corpo dessa pessoa responde aos baixos níveis de açúcar no sangue, liberando hormônios que desencadeiam níveis de açúcar para voltar a subir. Isso pode causar níveis de açúcar no sangue superiores ao normal na parte da manhã.

Como você pode dizer a diferença?

A principal diferença entre o fenômeno do amanhecer e o efeito Somogyi é que o último pode ocorrer a qualquer momento, há insulina extra no corpo.


Verificar os níveis de açúcar no sangue entre 2 e 3 da manhã pode ajudar a indicar se uma pessoa está enfrentando o fenômeno do amanhecer ou o efeito Somogyi.

A maneira mais fácil de descartar o efeito Somogyi é verificar os níveis de açúcar no sangue na hora de dormir, cerca de 2 a 3 da manhã, e depois de acordar por várias noites e manhãs.

Algumas pessoas podem optar por usar um monitor contínuo de glicose (Libre, Enlite, outros…), que pode registrar os níveis de açúcar ao longo do dia e da noite, permitindo ao usuário rastrear as tendências.

Aqui estão dois possíveis resultados e o que eles podem significar:

  • Se o nível de açúcar no sangue for baixo em ou entre 2 a 3 da manhã, existe uma boa probabilidade de o efeito Somogyi ser a causa.

  • Se o nível de açúcar no sangue for normal ou alto em ou entre 2 a 3 da manhã, é mais provável que a causa seja o fenômeno do amanhecer.

*Na dúvida, procure SEMPRE o médico!

Referências:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/317351.php

http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/treatment-and-care/blood-glucose-control/dawn-phenomenon.html

http://www.diabetes.co.uk/blood-glucose/dawn-phenomenon.html

+ Não há comentários

Deixe o seu