Novembro Azul – Diabetes

Novembro Azul – Diabetes


E chegamos a novembro, mês de atenção para a prevenção ao diabetes. No mundo todo, várias ações são realizadas para conscientizar as pessoas sobre a necessidade dos cuidados para a prevenção, tratamento e controle.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, três novos casos são diagnosticados a cada 10 segundos, o que resulta em 10 milhões a mais de pacientes por ano. No Brasil, seis em cada 10 brasileiros, têm risco de desenvolver a doença.

Muitas pessoas temem o diabetes e afirmam ter medo de morrer por conta da doença, mas poucos desconhecem que são as complicações que resultam nas mortes.

Algumas das complicações mais decorrentes, provenientes do mau controle e falta de tratamento são doença cardiovascular, doença renal, doença ocular, complicações de gravidez e doença do nervo. Hoje vamos falar um pouco mais sobre a doença do nervo, a neuropatia periférica.

O diabetes pode causar danos aos nervos em todo o corpo quando a glicemia e a pressão arterial são muito altas. Isso pode levar a problemas com digestão, disfunção erétil e muitas outras funções. Entre as áreas mais comumente afetadas estão às extremidades, em particular os pés. O dano no nervo nessas áreas é chamado de neuropatia periférica e pode levar a dor, formigamento e perda de sensibilidade. A perda de sensibilidade é particularmente importante porque pode permitir que as lesões passem despercebidas, levando a infecções graves e possíveis amputações. As pessoas com diabetes apresentam risco de amputação que pode ser mais do que 25 vezes superior à das pessoas sem diabetes. No entanto, com um gerenciamento abrangente, uma grande proporção de amputações relacionadas ao diabetes pode ser prevenida.

A importância do acompanhamento médico é fundamental não só em caráter preventivo, mas para diagnóstico e tratamento corretos.

No caso da neuropatia, sintomas como, um simples formigamento nos dedos dos pés ou até dores insuportáveis nas pernas podem indicar que está na hora de você escutar o que os seus nervos tem a dizer.

A Merck Brasil tem encabeçado uma campanha chamada “Escute seus nervos”, para conhecer acesse site: https://www.escuteseusnervos.com.br –  lá você encontra mais informações sobre neuropatia e todos os sintomas.

Por isso não hesite em ir ao seu médico, para amenizar este quadro, buscar o devido o tratamento e a melhor opção para a o seu caso.

Referência:

https://www.idf.org/about-diabetes/what-is-diabetes

BRA-OTH-1711-0214

#publi

+ Não há comentários

Deixe o seu