Sabia que o Diabetes afeta mais de 400 Milhões de pessoas no mundo? A “Bete” está presente nas nossas vidas e falamos dela por inúmeras vezes. Mas sabe realmente o impacto que ela tem em números?
Os dados presentes neste texto foram retirados de fontes autoritárias como Federação Internacional de Diabetes, OMS, etc e podem ser consultadas ao longo do texto ou no final.
Segundo Pesquisa do Ministério da Saúde, o diabetes cresceu mais de 60%!!! (61,8%) nos últimos 10 anos.
Rio de Janeiro é a cidade com maior número de casos com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes. Seguem-se: Natal e Belo Horizonte (ambos com 10,1)São Paulo (10), Vitória (9,7), Recife e Curitiba (ambos com 9,6). Boa Vista tem a menor prevalência com apenas 5,3 casos por 100 mil habitantes.
Aumento da Idades está relacionado com aumento da prevalência sendo notória uma maior prevalência em pessoas mais velhas:
Uma menor grau de escolaridade representa uma prevalência 3 vezes maior: até oito anos de estudo apresentam índice de diagnóstico de diabetes de 16,5%; nove a 11 anos de estudo - 5,9% e quem tem 12 ou mais anos de estudo, apenas 4,6%
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o número de portadores em todo o mundo ultrapassa os 415Milhões. A previsão para 2040 é que sejam 642 Milhões.
Analisando os números acima, é fácil chegar à conclusão que um melhor sistema de prevenção resultaria num menor impacto da doença tanto para a pessoa como em termos operacionais e de custo para o Estado Brasileiro.
Apesar de hoje em dia existir fácil acesso a informação e educação sobre a temática, o também fácil acesso e assédio do quotidiano para fatores que contribuem para a Diabetes (tipo 2) como dieta alimentar pobre e inatividade física, continuam a incrementar o impacto da doença.
Vários esforços têm sido feitos pelo Ministério da Saúde, a nível de atendimento no SUS nos últimos 20 anos. Um estudo publicado no Journal of Ambulatory Care Management em 2017 demonstra que houve há 20 anos apenas 14,3% das pessoas tinham um atendimento adequado ao passo que hoje em dia esse número está perto dos 40%. Ainda são números “pobres” mas a melhoria está à vista.
Uma iniciativa que é feita já há vários anos pelo Ministério da Saúde é a oferta de seis tipos de medicamentos completamente gratuitos no programda Farmácia Popular. Mais de 9 Milhões de pessoas já fizeram uso do programa e obtiveram tratamento para os dois tipos de diabetes:
“O paciente pode retirar o produto em qualquer um dos 34,5 mil estabelecimentos do programa, sendo 532 da rede própria do SUS e 33,9 mil farmácias particulares credenciadas. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.” (Portal Brasil)
Meus parabéns. Estava procurando alguns dados sobre está doença e esbarrei em seu blog. Gostei. Felicidades em sua caminha, e continue nos fornecendo conhecimento detalhado com as informações que detém.
[…] Diabetes é a 7ª causa principal de morte nos EUA e ainda duplica o risco de ataque cardíaco e derrame. Aqui no Brasil, são aproximadamente 14.250 milhões de pessoas com a doença. (fonte > Eu e a Bete) […]
[…] 2015, por exemplo, dados mostram que 14,250 milhões de brasileiros apresentam a doença e 130.712 pessoas morreram de diabetes, entre 20 a 79 anos de […]
OLÁ MEU NOME É DIEGO MARQUES ESTUDANTE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DESENVOLVI UM DISPOSITIVO QUE EFETUA TODO O TRATAMENTO DA DIABETES DE FORMA AUTOMÁTICA ELIMINANDO PICADAS DIÁRIAS PARA AFERIÇÃO E APLICAÇÃO DE INSULINA ONDE O ÍNDICE DE GLICOSE É RECEBIDA VIA SMARTPHONE. TAL DISPOSITIVO SERIA DE PEQUENO PORTE E IMPLANTADO SUBCUTANEAMENTE ELIMINANDO OS CUIDADOS E DEVERES DIÁRIOS DO DIABÉTICOS OS DANDO DIAS NORMAIS DURANTE UM PERÍODO DE 2 ANOS. GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA O ÍNDICE DE ACEITAÇÃO DESSE DISPOSITIVO E PEÇO QUE QUEM FOR DIABÉTICO POR FAVOR ME RESPONDEREM POIS ESTOU EM BUSCA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊS E NÃO VOU DESISTIR, DESDE JÁ AGRADEÇO. ?????