fbpx

Diabético pode doar sangue?

Criado por Pablo Silva em 13 de fevereiro de 2018

Posso doar sangue se eu tenho diabetes?

Doar sangue é um imenso gesto solidário. Doações de sangue ajudam as pessoas que precisam de transfusões para muitos tipos de condições médicas, e você pode decidir doar sangue por uma variedade de razões. O sangue doado por você, pode ajudar até três pessoas. Embora você possa doar sangue se você tiver diabetes, existem alguns requisitos que você precisará conhecer.

Se eu tenho diabetes, é seguro doar sangue?

Nem toda pessoa com diagnóstico de diabetes mellitus pode doar. A OMS (Organização Mundial de Saúde) fornece diretrizes para selecionar doadores de sangues com diabetes.

Você deve ter primeiramente o controle sobre a doença e estar com o devido acompanhamento médico. Neste caso, o recomendado é conversar com o seu médico antes de realizar a doação.

Quando falo controle, significa que você mantém seus níveis saudáveis de açúcar no sangue. Realiza uma alimentação adequada e faz exercícios físicos regulares.

Pacientes com diabetes tipo 1 e pacientes com diabetes tipo 2, que fazem uso de insulina ou outras terapias injetáveis não podem ser doadores de sangue. Durante a entrevista de triagem não existe a possibilidade de garantir que as técnicas de injeção sejam apropriadas. Isso acaba gerando dúvidas com relação a infecções, especialmente hepatites virais.

Portanto, conforme orientação da OMS, as recomendações para pessoas com diabetes doarem sangue são:

  • Indivíduos com diabetes mellitus bem controlados através de dieta ou medicação oral, que não possuem histórico de pressão alta, nem evidência de infecção ativa, neuropatia ou doença vascular, em especial feridas nos pés.

Não podem doar sangue:

  • Pacientes que fazem uso de insulina ou com complicações oriundas do diabetes.

 

Referências:

https://www.healthline.com/health/diabetes/can-diabetics-donate-blood

http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes-em-debate/1566-sou-diabetico-posso-doar-sangue

 

Pablo Silva

Pablo Silva é professor, especialista em tecnologia educacional, jornalista e atua na área de tecnologia há mais de 10 anos. Após o diagnóstico do diabetes, resolveu compartilhar sua vida e criou o site “Eu e a Bete” que, por meio do seus canais, transmite a mensagem que o diabetes não é uma limitação e que pode se transformar em uma motivação pra sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Blog dedicado a compartilhar informações e experiências da vida com diabetes tipo 1.
Saiba mais sobre o autor.

Contato

Este site é mantido por Thoughtbox
twitteryoutube-playinstagramfacebook-official