fbpx

OS 5 "Novos" Tipos de Diabetes

Criado por Pablo Silva em 4 de março de 2018

OS 5 "Novos" Tipos de Diabetes

Pesquisadores da Escandinávia propuseram classificar o diabetes em 5 novos tipos, de acordo com um novo estudo.

Mas quais são esses tipos diferentes?

Neste estudo, publicado no dia 1º de março, na revista The Lancet Diabetes & Endocrinologyl, os pesquisadores descobriram que os pacientes com diabetes na Suécia e na Finlândia poderiam ser classificados em 5 grupos.

Grupo 1: chamado de "diabetes autoimune", semelhante ao diabetes tipo 1. As pessoas desse grupo eram relativamente jovens quando diagnosticadas e não tinham excesso de peso. Eles tinham uma doença autoimune que os impedia de produzir insulina.

Grupo 2: chamado "diabetes com deficiência de insulina", forma semelhante ao grupo 1 - as pessoas eram relativamente jovens no diagnóstico, não tinham excesso de peso, têm dificuldade de produzir insulina mas, fundamentalmente, seu sistema imunológico não era a causa da doença. Os pesquisadores não sabem por quê isso acontece, mas as pessoas nesta categoria podem ter uma deficiência nas células que produzem insulina.

Grupo 3: "diabetes resistente a insulina", esta forma ocorreu em pessoas com excesso de peso e alta resistência à insulina, o que significa que há produção de insulina, mas seus corpos não respondem a esta produção.

Grupo 4: "diabetes relacionada a obesidade", essa forma ocorreu em pessoas que apresentaram uma forma mais branda da doença, sem tantos problemas metabólicos como as do grupo 3 que tendem a ser obesos.

Grupo 5: "diabetes relacionada a idade", esta forma era semelhante ao grupo 4, mas as pessoas eram mais velhas na idade do diagnóstico. Esta foi a forma mais comum do diabetes, afetando cerca de 40% das pessoas no mundo.

As pessoas do grupo 3 apresentam o maior risco de doença renal, enquanto as pessoas do grupo 2 apresentam o maior risco de terem retinopatia, que pode ocasionar perda de visão.

Melhorando diagnósticos

O reconhecimento de subtipos de diabetes, como o novo artigo sugere, pode mudar a forma como os médicos prescrevem para o diabetes.

Os pesquisadores observaram que seu estudo não pode confirmar se os cinco grupos de diabetes têm causas diferentes ou se a classificação das pessoas podem mudar ao longo do tempo, então estudos futuros devem examinar essas questões.

 

Referências:

https://www.livescience.com/61917-diabetes-five-types.html

https://www.tsf.pt/sociedade/saude/interior/afinal-ha-cinco-tipos-de-diabetes-9155968.html

Pablo Silva

Pablo Silva é professor, especialista em tecnologia educacional, jornalista e atua na área de tecnologia há mais de 10 anos.Após o diagnóstico do diabetes, resolveu compartilhar sua vida e criou o site “Eu e a Bete” que, por meio do seus canais, transmite a mensagem que o diabetes não é uma limitação e que pode se transformar em uma motivação pra sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Blog dedicado a compartilhar informações e experiências da vida com diabetes tipo 1.
Saiba mais sobre o autor.

Contato

Este site é mantido por Thoughtbox
twitteryoutube-playinstagramfacebook-official